quarta-feira, 22 de julho de 2015

O planeta Urano


Urano é o sétimo planeta a partir do Sol. Não é visível a olho nu, e tornou-se o primeiro planeta descoberto com o uso de um telescópio. Urano é derrubado em seu lado com uma inclinação axial de 98 graus. Ele é frequentemente descrito como "rolando em torno do Sol em seu lado."


Massa: 86.810.300.000.000.000 bilhões kg (14,536 x Terra)
Diâmetro Equatorial: 51.118 km
Diâmetro Polar: 49.946 quilômetros
Circunferência Equatorial: 159.354 km
Luas Conhecidas: 27
Luas Notáveis: Oberon, Titânia, Miranda, Ariel e Umbriel
Anéis Conhecidos: 13
Distância Orbital: 2.870.658.186 quilômetros (19,22 UA)
Período Orbital: 30.687,15 dias terrestres (84,02 anos terrestres)
Temperatura da Superfície: -197 ° C
Data de Descoberta: 13 de março de 1781
Descoberto Por: William Herschel


Tamanho de Urano em comparação com a Terra



Estrutura de Urano

Créditos: Kelvinsong

Fatos sobre Urano

Urano foi oficialmente descoberto por Sir William Herschel em 1781:
É pouco brilhante para ter sido visto pelos antigos. Primeiramente Herschel pensou que era um cometa, mas alguns anos mais tarde, foi confirmado como um planeta. Herschel tentou fazer com que sua descoberta tivesse o nome "Georgium Sidus" a partir do rei Jorge III. O nome Urano foi sugerido pelo astrônomo Johann Bode. O nome vem da divindade grega Urano.

Urano gira sobre seu eixo a cada 17 horas e 14 minutos:
O planeta gira no sentido retrógrado, oposto ao sentido que a Terra e a maioria dos outros planetas giram.

Urano faz uma viagem ao redor do Sol a cada 84 anos terrestres:
Durante algumas partes da sua órbita um ou outro de seus pólos aponta diretamente para o Sol e obtém cerca de 42 anos de luz solar direta. No resto do tempo eles estão na escuridão.

Urano é muitas vezes referido como um planeta "gigante de gelo":
Tal como os outros gigantes de gás, que têm uma camada superior de hidrogênio, que tem hélio misturado. Abaixo que é um manto "de gelo", que rodeia um núcleo de rocha e gelo. A atmosfera superior é feita de água, amônia e os cristais de gelo de metano que dão ao planeta sua cor azul pálido.

Urano atinge as temperaturas mais frias de qualquer planeta:
Com temperatura mínima atmosférica de -224 ° C Urano é quase o mais frio planeta do sistema solar. Enquanto Netuno não ficar tão frio como Urano é em média mais frio. A alta atmosfera de Urano é coberta por uma névoa de metano, que esconde as tempestades que ocorrem nas formações de nuvens.

Urano tem dois conjuntos de anéis:
As partículas do anel são pequenas, variando de tamanho de partículas do tamanho de poeira, à pequenas pedras. Há nove anéis internos e dois anéis externos. Eles provavelmente se formaram quando uma ou mais das luas de Urano foram divididas em um impacto. O primeiro conjunto de anéis foi descoberto em 1977 e o segundo conjunto foi descoberto em 2003 pelo Telescópio Espacial Hubble.

As luas de Urano são nomeadas a partir de personagens criados por William Shakespeare e Alexander Pope:
Estas incluem Oberon, Titânia e Miranda. Todas são mundos congelados com superfícies escuras. Alguns são misturas de gelo e rocha. A lua de Urano mais interessante é Miranda; ela tem cânions de gelo, terraços e outras áreas de superfície de aparência estranha.

Apenas uma nave espacial voou por Urano:
Em 1986, a nave espacial Voyager 2 passou pelo planeta à uma distância de 81.500 quilômetros. Ela retornou as primeiras imagens de perto do planeta, suas luas e anéis.


Extraído de: http://space-facts.com/uranus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário