quarta-feira, 22 de julho de 2015

O planeta Urano


Urano é o sétimo planeta a partir do Sol. Não é visível a olho nu, e tornou-se o primeiro planeta descoberto com o uso de um telescópio. Urano é derrubado em seu lado com uma inclinação axial de 98 graus. Ele é frequentemente descrito como "rolando em torno do Sol em seu lado."

terça-feira, 21 de julho de 2015

O planeta Saturno

  • Rotação: 10 horas, 39 minutos, 26 segundos
  • Translação: 29 anos, 167 dias e 6,7 horas
  • Diâmetro: 120.536 km
  • Temperatura: -134 ºC
  • Gravidade: 9,05 m/s^2
  • Luas: 62 identificadas
  • Composição da atmosfera: Hélio e hidrogênio


segunda-feira, 20 de julho de 2015

O planeta Júpiter


Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro como em massa e o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.

Júpiter é composto principalmente por hidrogênio e hélio. O planeta também pode possuir um núcleo composto por elementos mais pesados. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata. A sua atmosfera é dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades onde as faixas se encontram. Uma dessas tempestades é a Grande Mancha Vermelha, uma das características visíveis de Júpiter mais conhecidas e proeminentes, cuja existência data do século XVII, com ventos de até 500 km/h e possuindo um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra.